PADRE EDMAR JOSÉ DA SILVA, 
Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Efigênia.

BIOGRAFIA
Filho de Divino Luiz da Silva e Maria Efigênia de Jesus, nasceu em Alto Rio Doce/MG, onde fez os seus estudos primários. É o segundo filho, de uma família de sete irmãos. Ainda residindo em Alto Rio Doce, exerceu a função de coroinha e coordenador dos coroinhas durante vários anos. Participou também das conferências Vicentinas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Frederico Ozanam. Nesta última, exerceu o cargo de secretário.
Em 1990 ingressou no Seminário Menor dos Orionitas (Congregação da Pequena Obra da Divina Providência), em Belo Horizonte, onde cursou o segundo e terceiro anos do ensino médio. Desejoso de ser padre diocesano, transferiu-se para o Seminário de Mariana em 1993, onde cursou o propedêutico. De 1994 a 1996 fez o curso de filosofia no Instituto de Filosofia São José, Seminário de Mariana, e de 1997 a 2000 fez o curso de Teologia no Instituto de Teologia São José, Seminário de Mariana. Foi ordenado diácono no dia 15 de agosto de 2000, por Dom Luciano Mendes de Almeida, ao lado do seminário de Teologia, em Mariana (o seminário estava completando 250 anos de existência). No dia 19 de maio de 2001 foi ordenado sacerdote em Alto Rio Doce, sua terra natal, por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

FUNÇÕES ATUAIS:
Em 2000, após a ordenação diaconal, foi designado para atuar na Paróquia de Cristo Rei, em Ouro Preto e assumiu a função de Diretor Espiritual do Seminário Menor de Mariana. Em 2001 assumiu o cargo de Diretor Geral do Seminário Menor e foi designado como vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. Exerceu estas funções até julho de 2004, quando foi enviado para fazer especialização em Filosofia, em Roma, onde permaneceu até agosto de 2006.  Ao retornar para o Brasil, foi designado como Diretor Espiritual da Comunidade da Filosofia (Seminário São José) e foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto. A partir de 2009 assumiu a função de Diretor Geral da Comunidade da Filosofia (Seminário São José) e continuou atuando como Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Efigênia, onde auxilia o pároco até o presente momento.
Além das atividades pastorais, exerceu a função de Coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (2006 a 2012) e desde 2006 é Diretor Acadêmico e professor da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) e também professor convidado do Seminário da Diocese de Patos de Minas/MG.  Atualmente é também Representante dos presbíteros da Região Norte da Arquidiocese de Mariana, Membro do Conselho presbiteral e Secretário da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), do Regional Leste II da CNBB. Durante estes anos de Ministério, atuou também como Diretor Espiritual do Colégio Providência em Mariana (2002 a 2004) e assessorou a Pastoral Familiar da Região Norte, da Arquidiocese de Mariana (2007 a 2010).


MAIS

Artigos

Visualizações